01:28:57
Andre Luiz
590
Audiência do Consistório - Basílica Vaticana - 22/02/2014 A presença do papa emérito Bento XVI foi a grande surpresa do consistório que criou 19 novos cardeais da Igreja Católica, entre eles o agora …Mais
Audiência do Consistório - Basílica Vaticana - 22/02/2014

A presença do papa emérito Bento XVI foi a grande surpresa do consistório que criou 19 novos cardeais da Igreja Católica, entre eles o agora cardeal arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, na manhã deste sábado, na Basílica de São Pedro, no Vaticano. O papa Francisco fez questão de quebrar o protocolo da procissão de entrada e desviou o caminho para cumprimentar seu par, que vive retirado em um mosteiro próximo ao Vaticano. No fim da cerimônia, ele repetiu o gesto. Apesar do pedido de que o papa Francisco não fosse aplaudido durante sua entrada – para “não quebrar o clima de oração” – foi Bento XVI, entrando pelo cantinho, quem provocou os aplausos de praticamente toda a igreja.

Durante sua homília, o papa Francisco pediu aos cardeais que sejam homens que promovam a paz. “Há muitas pessoas em muitos países sofrendo com a discriminação, com a perseguição por sua causa religiosa, com a violência e com a guerra. Vocês têm que ser artesãos da paz”, pediu, em uma fala que durou pouco mais de 10 minutos. Cada cardeal recebe a titularidade de uma igreja em Roma, onde fica estabelecida sua relação com a igreja romana. A Dom Orani foi designada a igreja de Nossa Senhora da Providência de Monte Verde.

A cerimônia durou 1h15 e teve um cunho político importante para o Brasil. Além da presidente Dilma Rousseff, estiveram presentes o vice-governador e pré-candidato ao governo do Rio, Luiz Fernando Pezão, e vários deputados, como o presidente da Assembleia Legislativa do Rio, Paulo Melo, e os deputados federais Hugo Leal e Alessandro Molon – este ligado à Igreja Católica.

A presidente Dilma e os demais políticos tiveram a chance de cumprimentar Dom Orani ainda próximo ao altar da igreja do Vaticano. Estiveram presentes à cerimônia mais de 70 padres do Rio de Janeiro, além dos cardeais Cláudio Hummes, Odilo Scherer, Raymundo Damasceno e João Braz de Aviz, o emérito do Rio, Dom Oscar Scheid e Dom Geraldo Majella. Não vieram apenas os cardeais eméritos brasileiros que têm mais de 90 anos. A agenda do novo cardeal prevê para hoje um cumprimento de autoridades e um coquetel oferecido pela embaixada brasileira no Vaticano no início da noite na Itália.