IRMAOS LUMIERE
253
CASA MUSEU DE DON DIEGO VELÁZQUEZ, EM CUBA. Esta é uma visão parcial de uma mansão sombria que fica na praça central de Santiago de Cuba. É a mansão que pertencia a Diego Velázquez de Cuéllar (…Mais
CASA MUSEU DE DON DIEGO VELÁZQUEZ, EM CUBA.

Esta é uma visão parcial de uma mansão sombria que fica na praça central de Santiago de Cuba.

É a mansão que pertencia a Diego Velázquez de Cuéllar (conquistador espanhol, primeiro governador de Cuba e fundador das primeiras sete aldeias do país), construída entre 1516 e 1530, e mantida, apesar do tempo decorrido e dos recentes incêndios a que se foi ameaçada.

Diego Velázquez de Cuéllar foi um conquistador espanhol que se tornou o primeiro governador de Cuba em 1511. Nascido em uma família nobre de Cuéllar se tornou militar e, apenas um ano foi depois de Colombo ter chegado à América, cruzou o Atlântico rumo às terras descobertas. Ela veio na segunda viagem de Colombo e passou a conquistar e colonizar Cuba. Viveu nesta mansão em Santiago de Cuba e morreu num dos seus quartos na noite de 11-12 junho 1524.

Actualmente esta antiga mansão funciona como Museu da história cubana colonial, e é considerada a construção mais antiga de Cuba.

A casa apresenta notáveis elementos arquitectónicos e ornamentais de influências mouriscas, tais como as muito interessantes janelas e persianas feitas de grades de madeira escura, ou um telhado de cedro entalhado (a sua maioria teve que ser reconstruído após um incêndio).

No último andar eram quartos; o rés do chão foi a parte comercial da casa, onde Velázquez mantinha os seus escritórios e em algum lugar ao redor deste piso mantinha também as carruagens a cavalos.