3
4
1
2
IRMAOS LUMIERE
366
INUNDAÇÕES EM VENEZA, NA ITÁLIA. "Acqua alta" é um fenómeno que ocorre com frequência na cidade de Veneza, na Itália, devido às marés altas durante o outono/inverno italiano. São inundação das áreas …Mais
INUNDAÇÕES EM VENEZA, NA ITÁLIA.

"Acqua alta" é um fenómeno que ocorre com frequência na cidade de Veneza, na Itália, devido às marés altas durante o outono/inverno italiano. São inundação das áreas mais baixas da cidade de Veneza, e em casos graves, pode eventualmente ocorrer em 96% da cidade. A definição oficial é que a água é tida como “alta” quando o seu nível é superior a 90 cm acima do nível normal da maré.

Um dos pontos mais baixos em Veneza é a Praça de São Marcos, portanto, uma área que é frequentemente alagada. A cidade de Veneza implementa uma série de ações para assegurar que as atividades da cidade continuam normalmente, apesar dos incómodos causados pelas enchentes. Por exemplo, passagens elevadas são construídas para a circulação das pessoas, durante as inundações mais altas. No entanto, algumas casas e empresas são evacuadas.

Uma "acqua alta" dura apenas algumas horas por dia, já que ela segue o ciclo das marés: 6 horas para a maré subir e 6 horas para a maré descer. Nos dias de "acqua alta", a duração é nas horas centrais da fase crescente (ou seja, por 3-4 horas). A previsão de "acqua alta" costuma ser infalível. Ao contrário da previsão do tempo, que às vezes não corresponde a realidade, as previsões das marés são confiáveis. Quem mora em Veneza costuma receber um SMS avisando sobre a próxima “acqua alta”.

A frequência das ocorrências destas inundações têm crescido ao longo dos anos. Passou de menos de 10 vezes por ano, para mais de 60 vezes ao ano. O pior caso registada de "acqua alta" foi em 1966, quando a água ultrapassou o nível da maré normal em 1,80 metros e 96% da cidade foi inundada. Em outubro de 2004 a altura das águas chegou a 1,35 metros e inundou 80% da cidade. Em dezembro de 2008, as tempestades no Mar Adriático produziram uma enchente que atingiu um recorde de 1,56 m.

"Acqua alta" causa pouca inconveniência aos venezianos, que estão acostumados a esse fenómeno da natureza. Nesses casos, a única coisa a fazer é ter paciência e esperar algumas horas para a maré descer. Caso contrário, é comprar um bom par de botas de borracha.