3
4
1
2
IRMAOS LUMIERE
334
CIDADE DE ÉVORA, EM PORTUGAL (4) Cidade alentejana, capital de distrito e sede de um dos maiores concelhos de Portugal, Évora é uma das mais emblemáticas cidades portuguesas. O seu belo centro …Mais
CIDADE DE ÉVORA, EM PORTUGAL (4)

Cidade alentejana, capital de distrito e sede de um dos maiores concelhos de Portugal, Évora é uma das mais emblemáticas cidades portuguesas.

O seu belo centro histórico foi classificado pela UNESCO como Património da Humanidade, numa área de cerca de 105 hectares e cerca de 400 edifícios, que é, por si só, um dos melhores motivos para visitar esta maravilhosa cidade alentejana.

Évora é conhecida pela importante presença Romana na época da ocupação da península. Évora foi mesmo chamada Liberalitas Julia.

Durante as invasões barbaras, Évora esteve sobre domínio visigótico. Em 715 d.C. a cidade foi conquistada pelos mouros, tendo sido reconquistada por Geraldo ''sem pavor'' em 1166, ) tornando-se durante a Idade Média uma das mais prósperas cidades do reino, tendo sido, em 1551, fundada pelos Jesuítas a Universidade, símbolo de juventude e saber desta emblemática cidade.

Com toda esta rica história, não faltam no município de Évora locais de incontornável visita, como a sua imponente Sé Catedral construída entre 1186 e 1204, o conhecido Templo Romano (popularmente apelidado de “Templo de Diana”) construído entre o século I e III d.C, a Igreja de São Francisco e a sua célebre Capela dos Ossos, totalmente revestida de ossadas humanas, a bonita Igreja dos Lóios (século XV), ou o Palácio de D. Manuel, com a interessante Galeria das Damas, parte do que resta do Paço do século XVI construído pela Dinastia de Avis que tanto influenciou e adorou estes domínios.

As cerca de 20 igrejas e mosteiros da cidade denotam a sua importância histórica e religiosa. Local bem central e imperdível é a famosa Praça do Giraldo, com arcadas em estilo árabe e uma fonte datada de 1571, local de encontro de todas as gerações, de animação e espectáculos especiais.

Évora possui uma excelente oferta de artesanato, hotelaria e restauração, podendo-se degustar verdadeiras delícias típicas alentejanas, numa cidade que tradição, conjuga paz de espírito, história e animação como poucas.