IRMAOS LUMIERE
266
MUSEU DA ELETRICIDADE. Situado na antiga Central Tejo, o Museu da Eletricidade é o testemunho vivo da importância desta tecnologia para o mundo e, mais especificamente, para Portugal. A localização do …Mais
MUSEU DA ELETRICIDADE.

Situado na antiga Central Tejo, o Museu da Eletricidade é o testemunho vivo da importância desta tecnologia para o mundo e, mais especificamente, para Portugal. A localização do espaço não poderia ter sido melhor escolhida, já que se situa na antiga fábrica que durante mais de quatro décadas, entre 1909 e 1951, forneceu esta energia à cidade de Lisboa. Situada em Belém e facilmente identificável pela sua icónica estrutura, o Museu de Eletricidade é um marco único da arquitetura industrial em Lisboa, um edifício belo e imponente com a sua tijoleira laranja a sobressair em contraste com o Rio Tejo ao fundo.

O próprio espaço do Museu da Eletricidade é parte integrante da exposição, já que foram recuperados os equipamentos que pertenciam à unidade de produção. Assim, a antiga Central Tejo é testemunho vivo da difícil tarefa dos trabalhadores desta central elétrica funcionando à base de carvão, cujos abastecimentos chegavam diretamente do rio Tejo. Espaços como a sala das caldeiras, sala dos cinzeiros ou a porta de entrada para o Museu, a Praça do Carvão, são um legado histórico dos heroicos homens que em difíceis condições faziam chegar esta importante fonte de energia à capital portuguesa.

Inaugurado em 2006 pela Fundação EDP, o Museu da Eletricidade tem um intenso cartaz cultural e pretende constituir-se como um centro de cultura que faz a ponte entre as diversas fontes de energia. Ligar o passado, das cada vez mais raras centrais a carvão, o presente da energia hidroelétrica e o futuro das energias renováveis é o objetivo do Museu da Eletricidade, situado num dos mais bonitos e históricos edifícios da cidade de Lisboa.