Ingrid Santos
129

O que é a salvação? Ser salvo uma vez significa ser salvo para sempre?

Por Shen Qingqing, Coreia do Sul

Muitas pessoas esperam ser salvas pelo Senhor quando ele chegar e serem arrebatadas ao reino dos céus. Atualmente, somente a Igreja de Deus Todo-Poderoso vem dando testemunho abertamente de que o Senhor Jesus retornou e que Ele está realizando a obra de julgamento começando pela casa de Deus para salvar e purificar as pessoas. Algumas delas podem ficar confusas ao ouvir isso. Elas leram os seguintes versículos: “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado” (Marcos 16:16). “Pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação” (Romanos 10:10), e acham que seu significado é este: já que o Senhor Jesus foi crucificado para expiar os pecados de toda a humanidade, contanto que elas creiam no Senhor, serão salvas, e, uma vez salvas, estarão salvas para sempre. Elas acreditam que, contanto que honrem o nome do Senhor e perseverem até o fim, poderão ser arrebatadas diretamente ao reino dos céus quando o Senhor retornar, sem ter de aceitar a obra de julgamento e purificação de Deus nos últimos dias. Crenças desse tipo estão corretas?

Vamos refletir: o Senhor disse alguma vez que, uma vez que uma pessoa for salva, ela poderá entrar no reino dos céus? Isso está escrito na Bíblia? A resposta para ambas as perguntas é, obviamente, não. O Senhor Jesus disse: “Nem todo o que Me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de Meu Pai, que está nos céus” (Mateus 7:21). A partir da palavra de Deus, sabemos que somente os que fizerem a vontade do Pai celestial poderão entrar no reino dos céus. Fazer a vontade do Pai celestial significa ser capaz de colocar em prática a palavra de Deus, submeter-se a Ele e viver de acordo com a Sua palavra, independentemente da situação, e nunca mais pecar nem se opor a Deus. No entanto, continuamos a mentir e pecar involuntariamente, e até mesmo deixamos de colocar em prática os ensinamentos do Senhor. Assim, uma pessoa que continua sendo capaz de pecar e se opor ao Senhor dessa maneira poderá entrar no reino dos céus? Infelizmente, nossa crença de que “uma vez salvo, salvo para sempre” é errada. Quando se trata da importante questão de entrar no reino de Deus, devemos seguir a palavra do Senhor. Não podemos nos guiar pelas noções e imaginações do homem! Então, qual é o verdadeiro significado de “salvação” nas escrituras? Como alguém entra de fato no reino dos céus? Essas são as perguntas que iremos discutir e explorar agora.

O verdadeiro significado de “salvação”

Todos sabemos que no final da Era da Lei, a humanidade estava ficando cada vez mais corrompida por Satanás. O povo de Israel frequentemente violava leis e mandamentos e cometia cada vez mais pecados – a ponto de que não haver mais sacrifício que bastasse e todos enfrentarem o perigo de serem julgados e condenados à morte pela lei. A fim de salvar a humanidade da ameaça de morte, Deus desceu à terra em carne como o Senhor Jesus para realizar a obra de redenção, ser crucificado pelo homem, ser a oferta pelo pecado para toda a humanidade e perdoar o homem de seus pecados de uma vez por todas. Desde então, contanto que alguém creia no Senhor Jesus, confesse seus pecados a Ele e se arrependa, essa pessoa será perdoada por seus pecados e desfrutará de todas as bênçãos e graça ofertadas pelo Senhor Jesus. Para as pessoas que viviam sob a lei, isso foi “salvação”. Portanto, a “salvação” de que o falou o Senhor Jesus não é como imaginamos, que desde que acreditemos no Senhor Jesus, seremos salvos de uma vez por todas; antes, significa que as pessoas que pecam não serão mais julgadas e condenadas à morte pela lei, e os pecados do homem serão perdoados. Vamos examinar uma passagem das palavras do Deus Todo-Poderoso: “Embora o homem possa ter sido redimido e perdoado de seus pecados, isso só pode ser considerado como Deus não Se lembrar das transgressões do homem e não tratar o homem de acordo com as suas transgressões. No entanto, quando o homem, que vive num corpo de carne, não foi liberto do pecado, ele só pode continuar pecando, revelando infinitamente o caráter satânico corrupto. Essa é a vida que o homem leva, um ciclo interminável de pecar e ser perdoado. A maioria dos homens peca de dia apenas para confessar à noite. Desse modo, mesmo que a oferta pelo pecado seja para sempre efetiva para o homem, ela não será capaz de salvar o homem do pecado. Apenas metade da obra da salvação já foi concluída, pois o homem ainda tem caráter corrupto. […] Não é fácil para o homem tomar consciência de seus pecados; ele não tem como reconhecer sua própria natureza profundamente enraizada e deve confiar no julgamento pela palavra para alcançar esse resultado. Só assim o homem pode ser mudado paulatinamente desse ponto em diante” (‘O mistério da encarnação (4)’ em “A Palavra manifesta em carne”).

Quando cremos no Senhor, embora recebamos o dom da salvação e nossos pecados sejam perdoados, não somos libertados das amarras do pecado e continuamos a viver nele. Alguns exemplos disso são: podemos ser incrivelmente arrogantes, sempre desejando ter a palavra final em qualquer situação coletiva e obrigando os outros a concordar conosco, e se alguém não concorda com o que dizemos, podemos nos exaltar e recriminá-los, e, o que é pior, puni-los ou maltratá-los de alguma forma. Podemos ser incrivelmente egoístas e agir sempre baseados em interesse próprio, e até mesmo tentar negociar com Deus em nossa fé Nele; quando está tudo tranquilo e correndo bem, agradecemos a Ele, mas quando enfrentamos contratempos e fracassos, discordamos e nos queixamos Dele, chegando até mesmo a traí-Lo e abandoná-Lo. Podemos ser incrivelmente enganosos, de modo que sempre que nossos interesses pessoais estão em jogo, mentimos e trapaceamos involuntariamente. Esses são apenas alguns exemplos de como seguimos vivendo no pecado. A Bíblia diz: “Porque se voluntariamente continuarmos no pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, mas uma expectação terrível de juízo, e um ardor de fogo que há de devorar os adversários” (Hebreus 10:26-27). “Que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. Ora, o escravo não fica para sempre na casa; o filho fica para sempre” (João 8:34-35). Deus é santo. Depois que aprendemos o verdadeiro caminho, ainda somos capazes de pecar e nos opor a Deus involuntariamente. Isso significa que somos servos do pecado e não podemos ser recomendados por Deus. A Bíblia diz: “A santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12:14). Se alguém não for purificado de seus pecados e frequentemente pecar e se opor a Deus, tal pessoa poderá ser salva para sempre? Estará tal pessoa apta a entrar no reino dos céus? É óbvio que não. Somente depois de termos sido completamente purificados de nossos pecados é que poderemos nos tornar santos e entrar no reino dos céus. E agora alguns podem perguntar: como podemos ser purificados para entrar no reino dos céus?


Como podemos receber a salvação e entrar no reino do céus?

Deus Todo-Poderoso diz: “Embora Jesus tenha feito muita obra entre os homens, Ele apenas completou a redenção de toda a humanidade e tornou-Se oferta pelo pecado dos homens; Ele não livrou o homem de todo o seu caráter corrupto. Salvar o homem plenamente da influência de Satanás não exigiu apenas que Jesus tomasse os pecados do homem como oferta pelo pecado, mas também exigiu que Deus fizesse uma obra maior para livrar o homem completamente de seu caráter, que foi corrompido por Satanás. E assim, depois que os pecados do homem foram perdoados, Deus voltou para a carne para guiar o homem até a nova era e começou a obra do castigo e julgamento, e essa obra tem trazido o homem a um reino superior” (‘Prefácio’ em “A Palavra manifesta em carne”). A partir disso podemos entender que, para resolver o caráter satânico profundamente enraizado no homem e libertá-lo completamente das amarras do pecado, é necessário que o Senhor retorne nos últimos dias para realizar a obra de julgamento começando pela casa de Deus e expressar as verdades para purificar e salvar a humanidade. Na verdade, o Senhor já profetizou isso há muito tempo, como diz na Bíblia: “Ainda tenho muito que vos dizer; mas vós não o podeis suportar agora. Quando vier, porém, Aquele, o Espírito da verdade, Ele vos guiará a toda a verdade” (João 16:12-13). “Quem Me rejeita, e não recebe as Minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o julgará no último dia” (João 12: 48). “Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus” (1 Pedro 4:17).

Atualmente, baseado na obra de redenção do Senhor Jesus, Deus Todo-Poderoso está realizando a obra de julgamento começando pela casa de Deus e está expressando todas as verdades para purificar e salvar a humanidade de modo a resolver a natureza pecaminosa do homem de uma vez por todos e libertá-lo das amarras do pecado, purificando-o até que enfim seja ganho por Deus e conduzido ao Seu reino. A obra de julgamento de Deus Todo-Poderoso nos últimos dias cumpre plenamente essas profecias. Todos os que aceitarem a obra de Deus nos últimos dias receberão Sua purificação e salvação. Todos esses terão a oportunidade de serem feitos vencedores antes do advento dos grandes desastres, serem glorificados por Deus e serem arrebatados ao reino dos céus. Assim, de que maneira Deus Todo-Poderoso julga e purifica as pessoas e as liberta das amarras do pecado?

As palavras de Deus Todo-Poderoso dizem: “Nos últimos dias, Cristo usa uma variedade de verdades para ensinar o homem, expor a essência do homem e dissecar suas palavras e ações. Essas palavras abrangem várias verdades: o dever do homem, como o homem deveria obedecer a Deus, como o homem deveria ser leal a Deus, como o homem deve viver a humanidade normal, bem como a sabedoria e o caráter de Deus e assim por diante. Essas palavras são todas dirigidas à essência do homem e ao seu caráter corrupto. Em especial, essas palavras que expõem como o homem desdenha de Deus são faladas em relação a como o homem é a corporificação de Satanás e uma força inimiga contra Deus. Ao realizar Sua obra de julgamento, Deus não só torna clara a natureza do homem com apenas algumas palavras; Ele também expõe, trata e poda no longo prazo. Esses métodos de exposição, tratamento e poda não podem ser substituídos por palavras comuns, mas pela verdade que o homem absolutamente não possui. Apenas métodos desse tipo são considerados julgamento; só por meio de julgamento desse tipo é que o homem pode ser subjugado e completamente convencido a se submeter a Deus e, além disso, ganhar verdadeiro conhecimento de Deus” (‘Cristo realiza a obra do julgamento com a verdade’ em “A Palavra manifesta em carne”).

Isso nos mostra que Deus usa muitas verdades para julgar e expor o caráter satânico do homem de se rebelar contra Deus e se opor a Ele. Quando experimentamos o julgamento das palavras de Deus Todo-Poderoso, experimentamos pessoalmente Seu caráter justo que não tolera ofensas. Cada palavra de Deus penetra em nosso coração e expõe todos os tipos de manifestações de corrupção, bem como os pensamentos e ideias errôneas, motivos maculados e noções e imaginações nas profundezas de nosso coração, assim como a natureza satânica por trás de tais coisas, nos deixando tão cobertos de vergonha e profundamente penitentes que nos prostramos diante de Deus e nos arrependemos sinceramente a Ele. Enquanto isso, Deus também nos mostra sendas de prática, por exemplo, quais pontos de vista devemos ter em nossa fé em Deus, como ser uma pessoa honesta, como exaltar e dar testemunho de Deus, como evitar trilhar a senda do anticristo, como alcançar verdadeira obediência e amor a Deus e assim por diante. Apenas quando experimentarmos a obra de julgamento de Deus e praticarmos de acordo com as Suas palavras é que poderemos viver a semelhança de uma pessoa normal. Isso é inteiramente o resultado do julgamento de Deus.

Atualmente, todos os tipos de depoimentos pessoais de muitos irmãos e irmãs da Igreja de Deus Todo-Poderoso que experimentaram o julgamento têm sido publicados na internet. A partir dessas experiências e depoimentos reais podemos ver que somente através da experiência da obra de castigo e julgamento que Deus realiza nos últimos dias é que alguém pode ser purificado e plenamente ganho por Deus − essa é a única maneira de alcançarmos o reino dos céus. Hoje em dia, muitas pessoas ao redor do mundo que realmente creem em Deus já encontraram o caminho do reino dos céus por meio das palavras de Deus Todo-Poderoso e retornaram a Ele. Se continuarmos nos agarrando ao conceito de “uma vez salvo, salvo para sempre” e não aceitarmos a obra de julgamento de Deus dos últimos dias, nosso caráter corrupto não será purificado e transformado e, consequentemente, nunca teremos a oportunidade de entrar no reino dos céus. Então, o que você ainda está esperando?
Portelinha
Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo - Senhor de todos os povos.