IRMAOS LUMIERE
80
CIDADES QUE JÁ FORAM CAPITAL DE PORTUGAL. Ao longo de quase 900 anos de história, Portugal já teve 5 cidades às quais pôde chamar de capital. Algumas delas foram capitais de Portugal por mais do que …Mais
CIDADES QUE JÁ FORAM CAPITAL DE PORTUGAL.

Ao longo de quase 900 anos de história, Portugal já teve 5 cidades às quais pôde chamar de capital. Algumas delas foram capitais de Portugal por mais do que uma vez e uma das cinco cidades não se encontra no território nacional que hoje conhecemos.

Guimarães
Não é por acaso que Guimarães é apelidado de “Berço de Portugal”. Foi a primeira capital do Condado Portucalense e do país, sendo um cidade-chave e marcante no que diz respeito à formação da nacionalidade portuguesa e da sua independência.

Os vestígios dos primeiros passos dos portugueses ainda hoje se mantêm vivos, conferindo a Guimarães a essência e singularidade tão procuradas e apreciadas pela população e pelos turistas.

Coimbra
Coimbra surgiu como capital de Portugal após a importância que ganhava a cada dia. Renasceu e transformou-se na cidade mais importante abaixo do Rio Douro.

Após a formação do Condado Portucalense, D. Henrique e D. Teresa fizeram de Coimbra a sua casa. Construíram a sua residência e formaram a sua família dentro das muralhas das cidades. Crê-se que foi aqui que nasceu o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, que fez de Coimbra a capital do condado, substituindo Guimarães.

Esta mudança trouxe grandes benefícios para a independência do país, quer a nível económico, como político e social.

Até 1255, Coimbra manteve-se capital de Portugal. Depois, deu lugar a Lisboa.

Lisboa
Lisboa é capital de Portugal, pela segunda vez. Tudo começou, com a mudança da família real para esta cidade, que se tornava cada vez mais próspera.

Com o desenvolvimento notório do estuário, D. Afonso III conseguiu ver oportunidades para fazer o condado crescer, nomeadamente a facilidade em receber navios de mercadorias.

Apesar de não ter sido oficializado por escrito, Lisboa era considerada capital uma vez que a corte lá vivia permanentemente.

Rio de Janeiro
Durante as invasões francesas, a família real sentiu necessidade de se mudar para o Brasil, onde escolheu a cidade do Rio de Janeiro para ser a nova capital de Portugal.

Alguns historiadores consideram este marco histórico como uma “inversão metropolitana”, pois a governação do império ultramarino português passou a ser exercida a partir da antiga colónia portuguesa.

Angra do Heroísmo
Angra do Heroísmo foi escolhida capital de Portugal por duas vezes.

A primeira ocorreu entre agosto de 1580 e agosto de 1582, aquando a fundação do governo de D. António, Prior do Crato.

A segunda deu-se uns anos mais tarde, em 1830, devido ao facto da cidade açoriana se ter tornado o centro do movimento liberal português, abraçando a causa institucional aqui estabelecida em nome de Maria II de Portugal, a Junta Provisória, em 1828.
Atualmente a capital de Portugal é Lisboa, a cidade mais populosa do país e uma das principais cidades portuguesas escolhidas pelos turistas.