03:03
IRMAOS LUMIERE
40
ALDEIA DO PIÓDÃO EM PORTUGAL. Apelidada de "aldeia presépio" devido à disposição das suas casas na encosta e o ambiente que ganha quando cai a noite, Piódão é um local verdadeiramente fascinante. …Mais
ALDEIA DO PIÓDÃO EM PORTUGAL.

Apelidada de "aldeia presépio" devido à disposição das suas casas na encosta e o ambiente que ganha quando cai a noite, Piódão é um local verdadeiramente fascinante. Devido à falta de espaço, as casas foram erigidas em altura, não em comprimento. São feitas de xisto com telhados de ardósia e estão encaixadas na encosta da Serra do Açor fazendo o postal perfeito ao entardecer.

O Piódão permanece escondido em plena a Serra do Açor, cercado de majestosa paisagem. A sua deslumbrante arquitetura, exemplifica a capacidade que temos para de forma harmoniosa nos adaptarmos aos mais inóspitos e também sublimes locais.

Um exemplar único de construção em anfiteatro e em xisto, as casas distribuem-se em redor de socalcos, nas quais pontuam o azul e o xisto, por entre sinuosas e estreitas ruelas, que em cada canto escondem a história da aldeia do Piódão.

Piódão é uma aldeia serrana, de feição rural, e acessos difíceis, um excelente exemplo de como o ser humano se adaptou ao longo dos séculos aos mais inóspitos locais.

A natureza envolvente está quase que em estado puro, observando-se pela região diversas espécies de fauna e flora típicas do local.

A aldeia ter-se-á desenvolvido de um anterior Castro lusitano “Casal de Piodam”, hoje em dias em ruínas, que terá sabiamente aproveitado e aperfeiçoado a agricultura em socalcos.

Já no século XX o estilo de vida que durante anos perdurou em Piódão sofre uma grande mudança, com a emigração em massa que se fez sentir, perdendo-se a força da terra.

Hoje em dia Piódão renasce com a força turística, preservando sempre a sua essência.

O próprio conjunto arquitetónico e a sua disposição tão característica, é o maior atributo de Piódão, destacando-se também locais de interesse como a Igreja Matriz do século XVII ou o Núcleo Museológico do Piódão, onde estão expostos os costumes, as tradições e modo de vida destas antigas paragens.

Sabe-se que a aldeia do Piódão serviu de abrigo a muitos que se pretendiam esconder ou por questões políticas em épocas mais severas, ou por questões jurídicas. No entanto, não foram só foragidos que a procuraram. No século XIX, o Cónego Manuel Fernandes Nogueira, fundou um colégio que preparava alunos para a entrada no seminário. Muitos rapazes da Beira Interior passaram pelo colégio entre 1886 e 1906.

A Igreja de Nossa Senhora da Conceição (Igreja Matriz) é o edifício que mais se destaca mal se chega a Piódão. As suas paredes brancas, embora mantendo os típicos apontamentos em tons de azul, contrastam com a cor de terra dominante das restantes casas da aldeia. A sua origem data do século XVIII tendo, no entanto, sofrido obras de remodelação ao longo dos anos.

O Núcleo Museológico do Piódão é o local ideal para recolher mais informações sobre esta aldeia histórica: a sua história, artesanato e tradições, assim como informações turísticas como onde ficar, o que comer, quais os percursos pedestres disponíveis, entre outros. Está localizado junto à Igreja Matriz, no Largo Cónego Manuel Fernandes Nogueira.

Localizada quase no topo de Piódão, a Capela de São Pedro exibe as mesmas paredes brancas da Igreja Matriz mas numa dimensão mais reduzida. A sua cruz iluminada por neon à noite faz com que não passe despercebida na paisagem.